Na manhã desta segunda-feira (19), a Secretaria Municipal de Educação -SEMED, por meio da Diretoria de Gestão de Ensino (DIGEN) e da Coordenação da Educação Integral em Tempo Integral (CEITI), promoveu no Centro Social de Campo Alegre - CESCA, a primeira formação de 2025 voltada para coordenadores e agentes do Projeto Conexão da Aprendizagem.
O encontro contou com a presença da Diretora de Ensino, Eva Palmeira, das coordenadoras Maria Betânia, Taciana Cabral e Fabiana de Jesus, além dos técnicos da SEMED.
O Projeto Conexão da Aprendizagem tem como objetivo minimizar os déficits de aprendizagem, por meio de atividades que promovam a recomposição, o resgate e a intensificação do desenvolvimento das habilidades de leitura, produção, interpretação e resolução de problemas, contribuindo para a formação integral dos estudantes.
A metodologia adotada envolve atendimentos no contraturno, com atividades dinâmicas, planejadas de acordo com o perfil dos alunos, buscando desmistificar as dificuldades e promover avanços reais na aprendizagem. Esse dinamismo é essencial para atingir a meta do projeto: atender 100% dos estudantes do grupo focal com atividades lúdicas e interativas de Língua Portuguesa e Matemática.
Para tanto, é realizado um mapeamento dos estudantes com déficits de aprendizagem, por meio das sondagens aplicadas no início do ano letivo, que servem de base para o planejamento das ações dos Agentes Educacionais.
Em 2025, o projeto iniciou suas atividades em fevereiro, com 128 profissionais atuando em 13 instituições de ensino. Ao longo do ano letivo, serão promovidas formações periódicas para orientar as práticas pedagógicas de todos os envolvidos.
O Conexão da Aprendizagem se fortalece como um importante aliado das escolas no enfrentamento das dificuldades educacionais, reforçando o compromisso da gestão pública com uma educação de qualidade e equitativa.