Secretários de Educação de Campo Alegre participam do 20° Fórum Nacional da UNDIME em Salvador

 

Publicado em: 28/07/2025 14:07

Whatsapp

 

No período de 27 a 30 de julho, a União dos Dirigentes Municipais de Educação - UNDIME está realizando seu 20° Fórum Nacional. O evento está sendo realizado no Centro de Convenções da cidade de Salvador - BA e conta com a participação de Dirigentes de educação de todos os municípios brasileiros, além de autoridades políticas, contando com cerca de três mil participantes.

Representando o município de Campo Alegre, os secretários municipais de educação professora Márcia Nascimento e professor Lucas Rinaldo, participam do evento que traz em sua pauta pontos de grande relevância para educação pública, tais como:

- Alfabetização, letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, política de avaliação, definição do padrão de desempenho e instituição do Selo Criança Alfabetizada.

- Financiamento da educação básica pública: fontes, arrecadação, aplicação, subvinculações e condicionalidades.

- Educação infantil: levantamento de demanda, definição de critérios de prioridade, ampliação do acesso, implementação dos parâmetros e diretrizes de qualidade e equidade.

- Estratégias de enfrentamento das desigualdades educacionais.

- Educação especial na perspectiva inclusiva: promovendo equidade, acessibilidade atitudinal/comunicacional e os desafios da implementação do Parecer 50/2023.

- Valorização dos profissionais do magistério com seleção, formação, piso, carreira e condições de trabalho.

- Os desafios da implementação da educação integral em tempo integral e os impactos da Emenda Constitucional 135/2024.

- Monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação em vigência e sua prorrogação.

- Pacto federativo e regime de colaboração na organização dos sistemas de ensino, entre outros.

O 20º Fórum Nacional da UNDIME marca um momento estratégico para o fortalecimento da educação pública, trazendo como tema principal: "Plano Decenal de Educação, política de Estado para garantir o direito à educação".

O tema escolhido reflete a urgência de consolidar um planejamento educacional de longo prazo, que transcenda as alternâncias de gestão e assegure a continuidade e a efetividade de políticas que garantam o direito à educação a todas as crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.

Em Campo Alegre as melhorias na educação pública já é uma realidade vivida por todos os estudantes e profissionais, uma realidade que traz conforto, valorização, qualidade e segurança para todos, respeitando suas especificidades e estimulando o desenvolvimento e o sucesso educacional dos estudantes.