Na manhã desta quinta-feira, 11 de setembro, a Secretaria Municipal de Educação realizou a terceira formação continuada, com o tema “O papel das emoções na construção das aprendizagens” com o principal objetivo de promover o aprofundamento teórico e prático sobre o tema, oferecendo subsídios pedagógicos que contribuam para a atuação docente, estimulando a reflexão crítica e o planejamento intencional.
A formação teve início com a acolhida e recepção aos facilitadores, favorecendo um ambiente de integração e escuta entre os participantes. Na sequência, houve a apresentação do grupo de dança da Escola Hildebrando, sob a orientação da professora Raíssa Vitória, como estratégia pedagógica para valorizar a integração entre alunos e professores e inspirar práticas criativas e interdisciplinares no contexto da educação integral.
A formação foi conduzida pelos formadores Izaias Nunes e Wellington Santos deram continuidade à programação, conduzindo o estudo e as discussões acerca do tema central. O momento contemplou uma breve explanação teórica seguida de dinâmicas diversificadas, que possibilitaram a vivência de situações presentes no cotidiano escolar.
Além disso, um dos objetivos propostos pela formação foi auxiliar os facilitadores de música, dança, teatro e recreação na compreensão e no trabalho das emoções com os alunos, considerando a proximidade do período de provas e avaliações. Nesse contexto, destacou-se a importância de um emocional equilibrado para que os estudantes possam desenvolver aprendizagens mais significativas e duradouras.
Na sequência do encontro, foi entregue o planejamento do quarto bimestre, acompanhado de propostas de atividades diversificadas, pensadas para atender aos diferentes níveis de desenvolvimento das turmas. Esse momento contribuiu para o alinhamento das ações pedagógicas e para o fortalecimento da intencionalidade educativa no contexto da Educação Integral.
O encontro foi finalizado com um momento de escuta coletiva, em que os participantes puderam compartilhar experiências, relatar vivências e refletir sobre os desafios e conquistas presentes no dia a dia escolar. Essa troca fortaleceu a compreensão da colaboração e da escuta atenta como fundamentos essenciais para o crescimento profissional e para a construção de uma escola mais inclusiva e participativa.