O evento foi promovido pela JUCEAL em parceria com a AMA e o SEBRAE.
Representes de Campo Alegre participaram nesta segunda-feira 20, do workshop promovido pela Junta Comercial de Alagoas - JUCEAL e a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), voltado para orientar e capacitar servidores públicos, que utilizam as ferramentas sobre o processo de abertura, alteração e baixa de empresas. O evento foi organizado em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL).
Em linha com a nova funcionalidade a comunicação entre municípios e portal facilita irá fazer com que as consultas prévias sejam automatizadas - em resposta com georreferenciamento e sem interferência humana, o que permite uma pesquisa de forma automática para saber se um negócio pode ser instalado em um local.
Possibilitando a autorização de documentos, como a inscrição municipal, e adição de alvarás e licenças para o andamento digital sem a necessidade que o empresário acesse dois portais ou se desloque a prefeitura. Essas mudanças simplifica o processo para os negócios, permitindo que a formalização seja ainda mais rápida e eficiente.
Fazendo parte do esforço contínuo da Redesim para simplificar o ambiente de negócios no Brasil, reduzindo o tempo de abertura de empresas e diminuindo a burocracia.
A meta é que a abertura de um CNPJ seja concluída em um dia, tornando o processo mais transparente e acessível para o empreendedor.
Aumentando mais arrecadação, modernização, agilidade na reposta ao empreendedor, controle das empresas abertas no município, possibilidades de fiscalização, focando nos negócios que realmente apresentam risco aos municípios.
Redesim fase 2
A nova etapa da Redesim no estado, chamada de Redesim fase 2, foi estabelecida no dia 19 de setembro buscando uma evolução do ambiente de registro e licenciamento no estado além das ações já promovidas em Alagoas.
Com ela, estão previstas a automatização das consultas prévias para as 102 cidades, criação de sistemas para municípios e entidades governamentais, melhorias dos serviços incorporados e integração total entre sistemas, o que permitiria que diversos documentos fossem automatizados, a exemplo da inscrição municipal, e a inclusão de novos alvarás.