SEMED realiza Encerramento da Formação dos Profissionais de Apoio, Cuidadores e Professoras das Salas de Recursos

 

Publicado em: 11/11/2025 17:26

Whatsapp

 

A Coordenação da Educação Especial e inclusiva realizou na última terça-feira 11, um momento formativo com colaboradores - terapeutas e especialista dos espaços Crer e Ser, sendo organizado em dois momentos, no horário da manhã no Crer e Ser de Luziápolis e a tarde no Crer e Ser localizado na sede.

O momento foi conduzido pela assessora da SEMED Priscila Barroso, que vem desenvolvendo um rico trabalho com as equipes dos Espaços Crer e Ser. Com a intensificação da reestruturação de novas metodologias a serem usadas na identificação do nível de necessidades específicas dos alunos com deficiência a Secretaria Municipal de Educação na pasta da educação especial e inclusiva, teve a preocupação de implantar o uso do instrumento avaliativo - Inventário Portage (IPO).

O Inventário Portage Operacionalizado (IPO) é um instrumento avaliativo para crianças de 0 a 6 anos que mapeia o desenvolvimento em cinco áreas principais: linguagem, socialização, cognição, autocuidados e desenvolvimento motor. Ele avalia cerca de 580 comportamentos, permitindo identificar lacunas no desenvolvimento, planejar intervenções individualizadas e orientar pais e educadores.

Com a implantação do Portage, como um dos instrumentos avaliativos principais que será usado, viu-se a necessidade de promover o momento formativo na prática, onde foram feitas simulações entre aluno e profissional para a aplicação. O momento foi acompanhado pela coordenadora da Educação Especial e inclusiva da SEMED - Gilvania da Paz e pela coordenadora da equipe terapêutica dos espaços Crer e Ser - Joyce Roberta e ministrado pela psicóloga e assessora da pasta - Priscila Barroso, que apresentou o instrumento, atendendo a solicitação da secretaria Municipal de Educação mediante a necessidade.

Tudo foi organizado de forma a deixar o ambiente descontraído, cada grupo teve o cuidado de criar sua caixa contendo todos os materiais a serem usados para o momento de simulação da avaliação.

É interessante destacar que o instrumento também será implantado nas salas de recursos das escolas, sendo ofertada a formação prática a todas as professoras das salas de recursos também, e acontecerá no próximo dia 18, com professoras da Escola Miguel Matias, Hildebrando Guimarães e João Fernandes.

O fator de grande importância nesse trabalho desenvolvido por essas profissionais é que poderão identificar com mais segurança o nível de desenvolvimento que os alunos estão, para assim poder auxiliar aos professores da sala regular nas adaptações razoáveis necessárias para as atividades aplicadas aos alunos com deficiência.

Em Campo Alegre, a gestão municipal faz acontecer quando o assunto é a Educação Especial e Inclusiva realizando investimentos significativos na área da Educação Inclusiva, auxiliando ativamente no desenvolvimento da pessoa com deficiência.