Representantes de Campo Alegre participaram do 2º Ciclo de Formação do Selo UNICEF 2025–2028, realizado nesta quarta-feira (19), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL), em Maceió. O encontro reuniu articuladores, mobilizadores e gestores municipais para discutir estratégias de fortalecimento das políticas voltadas à imunização, nutrição e saúde de adolescentes em todo o estado.
Promovido pelo UNICEF e pela Asserte, o ciclo integra o Resultado Sistêmico 1 (RS1) do novo ciclo do Selo UNICEF e tem como foco orientar os municípios sobre entregas obrigatórias, marcos legais, prazos e documentos comprobatórios, além de promover o diálogo intersetorial para qualificar a gestão em saúde pública.
O encontro foi um espaço de formação, diálogo e troca de experiências entre articuladores (as), mobilizadores (as), gestores (as) e profissionais das áreas de saúde e nutrição dos municípios participantes, com foco no fortalecimento das políticas públicas locais voltadas à vacinação de crianças, promoção da alimentação saudável, prevenção da má nutrição e saúde integral de adolescentes.
Durante a programação, os participantes acompanharam painéis sobre vacinação extramuros, uso de ferramentas digitais, promoção de escolas saudáveis e estratégias de advocacy, além de participarem de um espaço aberto para dúvidas e compartilhamento de desafios enfrentados pelos municípios.
O 2º Ciclo de Formação reforça o compromisso dos municípios alagoanos com a gestão eficiente, a proteção social e a promoção dos direitos de crianças e adolescentes, em alinhamento com as diretrizes do UNICEF e o apoio institucional da AMA.
O município foi representado pelas profissionais Luiza Santana (Assistente Social e Articuladora do Selo UNICEF) e Zuckerllan Bernadelli (Coordenadora de Promoção a Saúde e do Trabalhador e Mobilizadora do Resultado Sistêmico Saúde e Nutrição do Selo UNICEF). O munícipio continua contribuindo para o fortalecimento das ações de imunização, nutrição e saúde de adolescentes.