No período de 6 a 9 de dezembro, Brasília sediou a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, celebrando os 20 anos do SUAS. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, o evento reuniu mais de 3 mil participantes entre gestores municipais, instituições da sociedade civil, trabalhadores e usuários da política de Assistência Social para discutir avanços, enfrentar desafios e fortalecer as politicas de assistência social.
O município de Campo Alegre marcou presença para debater e construir diretrizes que irão fortalecer a política nacional de assistência social.
Entre os principais objetivos do encontro estavam a avaliação da Política Nacional de Assistência Social, com a proposição de novas diretrizes para o aprimoramento do Suas, presente em todos os estados e municípios do país. A conferência também reforçou o diálogo federativo e ampliou a participação social na construção de políticas públicas mais eficientes e integradas.
Entre as pautas tratadas está a PEC 383/2017, que propõe a destinação de recursos federativos permanentes para fortalecer a execução dos serviços, programas e benefícios socioassistenciais nos municípios. A proposta foi aprovada no âmbito da conferência, reforçando a importância do financiamento estável para viabilizar a garantia de direitos no SUAS.
A Conferência, momento máximo de avaliação do SUAS, definirá caminhos que comporão o III Plano Decenal de Assistência Social. A ministra Márcia Lopes reforçou a importância do sistema na proteção das mulheres e na retirada do Brasil do Mapa da Fome, destacando seu caráter federativo e participativo.
A participação dos representantes de Campo Alegre, Gabriela Rebêlo (Governo) e Ramilson Alexandre (Sociedade Civil), evidencia o compromisso contínuo da gestão com o fortalecimento e a execução da Política de Assistência Social.