Como parte das ações da Campanha Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre a saúde mental, o Abrigo Regional Hélio Vieira Gama promoveu nesta quarta-feira 28, um momento especial de café, escuta e cuidado, voltado às cuidadoras que atuam diretamente com crianças e adolescentes acolhidos.
O encontro teve como objetivo fortalecer emocionalmente as cuidadoras, por meio da troca de orientações e estratégias para o manejo frente às crises psicológicas dos acolhidos, reconhecendo os desafios cotidianos enfrentados por quem cuida e acolhe histórias marcadas por sofrimento, rupturas e inseguranças.
Durante o momento, foi reforçada a importância de compreender que o cuidado ofertado aos acolhidos está diretamente ligado ao equilíbrio emocional das cuidadoras. Cuidar do outro exige, antes de tudo, olhar para si, reconhecer limites, emoções e a necessidade de apoio. A escuta qualificada, o acolhimento entre pares e o compartilhamento de experiências foram pontos centrais do encontro.
O Abrigo Regional Hélio Vieira Gama, situado no distrito de Luziápolis, no município de Campo Alegre, é um serviço de acolhimento provisório para crianças e adolescentes, na faixa etária de 12 a 18 anos, que tiveram seus direitos violados, permanecendo no serviço até a possibilidade de reinserção familiar, seja na família de origem ou extensa.