A Prefeitura de Campo Alegre, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito à Cidadania e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA empossaram nesta terça-feira (10), em solenidade realizada no Centro Social de Campo Alegre - CESCA, a nova composição do Comitê de Gestão Colegiada da rede de cuidado e proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
O Comitê é responsável pelo aperfeiçoamento dos fluxos de atendimento a crianças e adolescentes, da formação continuada para profissionais do Sistema de Garantia de Direitos.
A Solenidade contou com a fala técnica da assistente social Isabela Larisse, Superintendente de promoção, fortalecimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente da Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, que destacou a importância estratégica deste Comitê para assegurar que vítimas de violência recebam o atendimento adequado.
O evento também contou com a participação de representantes do Poder Legislativo, representados pelos vereadores José Correia (Jura) e Kellyn Guimarães, e o Poder Executivo representado pelos secretários municipais Erika Moreira (Assistência Social e Direito a Cidadania), Marcio José (Esporte, Comunicação e Eventos), Neto Paiva (Juventude e Lazer) e Alvinho Guimarães (Articulação Política), além de representantes da Secretaria Municipal de Educação, da Comissão Intersetorial pelos Direitos da Criança e do Adolescente e de profissionais da rede de atendimento.
Nos discursos proferidos, o vereador Jura, atual presidente da Câmara de vereadores, destacou o comprometimento dos profissionais do Comitê em se ocupar com o aperfeiçoamento da política de atendimento à criança e ao adolescente.
A Secretária Municipal de Assistência Social e Direito a Cidadania, Érika Moreira, enfatizou o compromisso da prefeita Pauline Pereira em efetivar e apoiar o Comitê como órgão fundamental para a prevenção das violências que afetam as crianças e adolescentes.
A senhora Mônica Gomes, Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, reafirmou a integração entre o Comitê e o CMDCA no fortalecimento de estratégias da política de atendimento de crianças e adolescentes.
Na ocasião os membros do colegiado escolheram a diretoria do Comitê ficando comporta como - coordenadora: Simone Maria da Silva, vice coordenadora: Jacqueline da Silva Moura e secretário: Anderson Gabriel dos Santos.
A assistente social, Simone Silva chamou a atenção para a importância das ações estratégicas que superem os pontos de atenção identificados juntos aos órgãos de proteção e defesa de direitos.
O cuidado e a proteção de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência não são apenas um dever legal, mas um compromisso coletivo, que Campo Alegre assume com a dignidade, promovendo a escuta qualificada e a garantia de um futuro onde os direitos das Crianças e Adolescentes sejam sempre garantidos, respeitados e preservados.