Equipe de Campo Alegre participou do III Simpósio Estadual do Programa Primeira Infância no Suas/Criança Feliz

 

Publicado em: 27/08/2025 17:35

Whatsapp

 

Nesta terça-feira 26 de agosto a equipe do Programa Criança Feliz do município de Campo Alegre participou do III Simpósio Estadual do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz, marcando assim a presença do município e enfatizando a importância do cuidado para com a primeira infância.

O momento teve como objetivo apresentar práticas exitosas dos municípios de Teotônio Vilela, Igreja Nova e Pariconha, onde os municípios de Teotônio Vilela e Igreja Nova apresentaram projetos de inclusão e desenvolvimento nas comunidades quilombolas, mostrando suas culturas e crenças e o acompanhamento do Programa Criança Feliz, com foco do fortalecimento do vínculo familiar e cultural bem como o desenvolvimento e cuidado, resgatando a história familiar na primeira infância fortalecendo a identidade e o pertencimento para todas as gerações.

Já o município de Pariconha teve como foco as comunidades indígenas de Geripankó, Karuazú e Katokinn, ambas descendentes do povo Pankararú. O projeto desenvolvido nessas comunidades tem como objetivo trabalhar a interculturalidade respeitando suas especificidades sem abandonar o desenvolvimento e fortalecimento dos vínculos familiares e culturais de cada grupo.

Em seguida houve uma palestra ministrada pela Professora doutora Marli Araújo com foco no tema: Diversidade Étnico-racial na primeira infância: criança é criança em qualquer lugar? Foi um momento muito rico em detalhes e debates, em que nos faz refletir sobre como temos tratado nossa primeira infância no dia a dia. Para encerrar as multiplicadoras do estado apresentaram as pesquisas realizadas e como se deu a implementação do Programa Primeira Infância no SUAS/Criança Feliz nas comunidades Quilombolas e Indígenas.

O município de Campo Alegre foi representado pela supervisora do programa e uma visitadora social, assim como a coordenadora da vigilância socioassistencial, representando a gestora da pasta da Assistência Social e a coordenadora municipal do selo UNICEF representando a coordenadora do CRAS.

O simpósio encerrou com a consolidação dos debates realizados ao longo do dia, reforçando a importância da atuação integrada entre Estado e municípios e do fortalecimento de políticas públicas voltadas para a primeira infância. O encontro se consolidou como um espaço de aprendizado coletivo e construção de estratégias para qualificar ainda mais o atendimento às famílias em comunidades tradicionais de Alagoas.


Imagens