O Controle Geral Interno Municipal trata-se de um conjunto de atividades, planos, métodos e procedimentos interligados utilizado com vistas a assegurar que os objetivos dos órgãos e entidades da administração pública sejam alcançados, de forma confiável e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão, até a consecução dos objetivos fixados pelo Poder Público.
A missão do controle consiste em contribuir para a melhoria do serviço público, promovendo a transparência das ações e dos gastos públicos, fortalecendo o controle interno, a ética e o controle social.
Sua finalidade é valiar e auxiliar a ação governamental e a gestão dos administradores públicos municipais, por intermédio de medidas de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, e apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
O controle Geral Interno Municipal tem como visão se conhecer como um Órgão da Administração Municipal que prima pela probidade, ética, transparência, imparcialidade, eficiência e efetividade.
Seus valores são: Probidade; Ética; Transparência; Imparcialidade; Eficiência; Efetividade.
O objetivo Geral do controle interno é instruir a autoavaliação da administração (com suas limitações usuais); abrangendo preocupações de ordem gerencial (eficiência e contributividade), programática (eficácia e convergência) e administrativo-legal (conformidade).
Poder Executivo e Secretarias. Equipe: Controladora Geral – Luana Géssany da S. Santos Diretoria de Controladoria, Planejamento e Normas de Gestão – Maria Betânia Guedes de Castro Coordenadora de Transparência Pública – Helen Cristiane Nunes dos Santos